Search
Close this search box.

Menu

As mulheres de carreira jurídica passam a contar com a representação da ABMCJ (Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica). A primeira diretoria e conselheiros tomam posse nesta sexta-feira, dia 24 de março, às 19 horas no auditório da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil) para o triênio 2023/2026.

A ABMCJ é uma organização não-governamental de juristas, de âmbito nacional,  fundada em 1985, com o objetivo de contribuir para o estudo crítico do Direito e  ações direcionadas sob a perspectiva da defesa do empoderamento das mulheres  de carreira Jurídica, da luta pela igualdade de gênero e demais temáticas  relevantes ao desenvolvimento da mulher como ser humano.

Para a presidente, advogada Natália Leitão, a implantação da ABMCJ em Roraima é uma conquista para as mulheres de carreira jurídica, que agora passam a contar com uma entidade em defesa dessas tão importantes profissionais para a sociedade.

A ABMCJ é composta  por mulheres que têm cargos e ocupações de natureza jurídica: advogadas, defensoras, delegadas, promotoras, magistradas, ministras, procuradoras, professoras, universitárias, entre outras.

Atualmente, a ABMCJ, possui representação em todos os Estados do Brasil,  por meio das Comissões Estaduais. “No estado de Roraima, a ABMCJ RR é recente,  fundada em dezembro de 2022, com uma diretoria provisória, que será  reconduzida, por meio da solenidade de posse, no dia 24 de março”, complementou dra. Natália.

ABRANGÊNCIA INTERNACIONAL

Segundo a presidente, a ABMCJ é membro integrante da Fédération International des Femmes des Carrières Juridiques. “A Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica é uma Organização não-governamental de Mulheres Juristas fundada em  Paris, em 1928, com o objetivo de lutar pela erradicação de todas as formas de  discriminação contra as mulheres e promover os direitos humanos. E possui status  consultivo junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, desde 1961, além de colaborar com instituições como ECOSOC, UNESCO, UNICEF, FAO e OIT”, disse.

VEJA A COMPOSIÇÃO DA PRIMEIRA DIRETORIA DA ABMCJ-RR

A composição da diretoria da Comissão Estadual de Roraima é ocupada por  grandes mulheres juristas – professoras, advogadas, defensoras públicas,  delegadas e magistradas.

A partir de agora, elas têm como missão a luta pelo protagonismo feminino, na defesa dos Direitos das Mulheres e Meninas com objetivo de construir uma  sociedade igualitária, justa, democrática e pacífica.

DIRETORIA DA COMISSÃO ESTADUAL DE RORAIMA DA ABMCJ

Presidente: Natália Leitão Costa; 

Vice-Presidente: Andreia Freitas Vallandro 

Secretária-Geral: Catherine Aires Saraiva 

Secretária-Geral Adjunta: Cristiane Rodrigues de Sá

Tesoureira-Geral: Simone Arruda do Carmo 

Tesoureira-Geral Adjunta: Eudyafla Nogueira Chagas 

CONSELHO FISCAL TITULAR

Maria das Graças Barbosa Soares

Severina Abreu Vasconcelos 

Tana Brazão 

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

Hanna Dhayna Oliveira Gonçalves 

Cleudionara Medeiros de Souza Carneiro 

Georgiana Almeida Oliveira 

CONSELHO DELIBERATIVO

Paula Cristina de Sá Oliveira – Titular 

Luana de Souza Silva – Suplente.