Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (6), um requerimento do presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), para a realização do Seminário Roraimense de Cadeias Produtivas: Cacau, Açaí e Mel. Com o tema ‘Fortalecimento, Expansão e Sustentabilidade’, o evento está programado para acontecer ainda no mês de agosto.
A proposta foi aprovada por 16 votos durante a primeira sessão pós-recesso do Legislativo, refletindo o apoio dos parlamentares às iniciativas de desenvolvimento sustentável e fortalecimento econômico do estado. Soldado Sampaio destacou a importância do seminário para o crescimento das cadeias produtivas locais, enfatizando a necessidade de incentivar a produção e comercialização desses produtos.
“A realização desse evento reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com o desenvolvimento sustentável e a valorização das riquezas naturais de Roraima. Queremos demonstrar que é possível, sim, desenvolvermos a cadeia produtiva do açaí, cacau e mel no estado, em especial voltada à agricultura familiar. Temos mercados, temos terra, temos água, temos pessoas com conhecimento técnico, através de nossas universidades, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e tantos outros, e temos, acima de tudo, boa vontade”.
O evento contará com a participação de produtores locais, pesquisadores e estudantes de Agronomia das universidades locais, além de representantes do governo, da Embrapa e entidades como Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Roraima (Fetag/RR) e das cooperativas de produtores da agricultura familiar, a exemplo da CoopHorta, CooperCinco e cooperativas do sul do estado.
A programação pretende dividir o público em câmaras temáticas, tendo um mediador e um relator para apresentar as discussões e proposições que serão levadas ao Plenário ao final do evento. O presidente da AssembleiaLegislativa reforçou o objetivo da iniciativa em levar ao Poder Público um panorama do setor e apontar políticas públicas que devem ser adotadas “para o desenvolvimento das cadeias produtivas de forma a garantir a melhoria de renda às famílias e conservação dos recursos”.
“Vamos reunir especialistas renomados no assunto para abordar as perspectivas de desenvolvimento sustentável dessas cadeias produtivas, ao mesmo tempo incentivar os produtores ao uso de práticas e tecnologias sustentáveis, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos e fortalecimento da agricultura familiar no estado, como um polo promissor da produção de cacau, açaí e mel”, concluiu.