Lista de vencedores/as do 4º Concurso de Redação da DPE-RR é divulgada

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por intermédio da Escola Superior da DPE-RR (Esdep), divulgou nesta quinta-feira (05) a lista de estudantes, professores e escolas vencedores/as para o 4º Concurso de Redação. O evento alcançou números expressivos, com 123 redações inscritas, vindas de 19 escolas, sendo 18 não indígenas e uma indígena. 

A premiação, marcada para a próxima terça-feira, dia 10, às 8h30, no auditório da Sede Cível, na av. Sebastião Diniz, 1165 – Centro, vai reunir talentos e reflexões dos/as estudantes sobre o tema “Defensoria Pública e os Direitos da População em Situação de Rua”.

Os nomes dos/as selecionados/as estão disponíveis no site institucional da DPE-RR: www.defensoria.rr.def.br, basta clica na aba “Esdep” e na parte superior “Concurso de Redação”. A informação também pode ser encontrada no site da Esdep (http://escolasuperior.rr.def.br), responsável por todas as fases do concurso: concursoderedacao.rr.def.br.

Para o defensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, o resultado é motivo de comemoração. Ele destaca a importância da educação em direitos. “Este concurso é um marco para despertar a consciência crítica dos/as jovens e promover o exercício da cidadania. Ficamos felizes em ver esse recorde de participação, refletindo o interesse em debater questões sociais relevantes, como a situação das pessoas em vulnerabilidade”, afirmou.

Destinado a estudantes do ensino fundamental e médio, incluindo escolas regulares e indígenas, o concurso buscou conscientizar sobre temas sociais urgentes. De acordo com a diretora da Esdep, Lenir Rodrigues, foi realizada uma ampla mobilização nas escolas. “Nossa equipe visitou 54 unidades escolares, entregando materiais e explicando o processo. Cada escola realizou uma seleção interna para eleger as três melhores redações, que foram enviadas ao concurso”, explicou.

O tema foi escolhido para promover a inclusão e a dignidade no debate público. “A participação dos/as jovens é essencial para que temas como cidadania e direitos humanos ganhem mais espaço”, ressaltou Matos.

Novidades e premiação

Este ano, o concurso trouxe uma inovação: a premiação separada para estudantes, professores/as e escolas indígenas e não indígenas, garantindo maior isonomia. “Essa divisão valoriza as especificidades de cada grupo e torna a competição ainda mais justa”, acrescentou Lenir.

A cerimônia de premiação contará com a presença de autoridades, gestores/as escolares, estudantes e familiares. O evento pretende promover a educação em direitos e valorização do talento jovem em Roraima.

A lista dos vencedores também está no link: 

https://concursoderedacao.rr.def.br/index.php

Fonte: ASCOM DPE-RR