A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por meio da Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, realiza no dia 18 de outubro de 2024, das 8h às 12h, o evento Mesa de Diálogos. O encontro ocorrerá no auditório Cível da DPE-RR e tem como objetivo promover uma atualização para a qualificação do atendimento prestado na perspectiva de gênero e a atuação da Defensoria na assistência à mulher em situação de violência.
O projeto, estruturado em formato de seminário com mesas de discussão, abordará temas relacionados às desigualdades de gênero e sua influência no Sistema de Justiça.
A atividade será voltada para defensoras, defensores, servidoras e servidores da DPE-RR, que terão a oportunidade de debater sobre o “Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero”, proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ideia é estimular a compreensão de como preconceitos e estereótipos podem impactar decisões judiciais e como a Defensoria pode adotar práticas mais justas e equitativas.
Segundo a defensora pública Terezinha Muniz, titular da Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, o evento será fundamental para aperfeiçoar o atendimento prestado na instituição.
“O objetivo das três Mesas de Diálogos que vamos realizar é discutir sobre a necessidade de prestação de atendimento humanizado na perspectiva de gênero em todos os âmbitos da Defensoria. A intenção é criarmos o nosso protocolo de atendimento nessa perspectiva, a exemplo do que já ocorre no Pará”, explicou a defensora.
Além disso, a defensora destaca a importância de ouvir as mulheres assistidas pela DPE-RR, não apenas as atendidas pela Defensoria Especializada da Mulher, mas, também, por outras áreas. “Queremos que essas falas sirvam como um termômetro para entender as necessidades das mulheres e, assim, aprimorar o atendimento que lhes prestamos”. Ela concluiu com uma reflexão destinada às pessoas que atuam na DPE-RR: “Será que você [nós servidores] gostaria de ser atendido por você mesmo na estrutura da Defensoria?”, indagou.
REFLEXÃO COLETIVA: Para o psicólogo Ed Luiz Chaves, que atua na Defensoria Especializada da Mulher, o evento será um momento de reflexão coletiva sobre as desigualdades de gênero e seu impacto no atendimento prestado pela DPE-RR. “A proposta é criarmos um espaço de análise sobre como essas questões influenciam a vida das mulheres e, a partir disso, qualificarmos nosso atendimento aos assistidos e assistidas”, afirmou o psicólogo.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:Serão realizadas três mesas de debates, cada uma abordando diferentes aspectos do atendimento com perspectiva de gênero:
– Mesa 1: Falas que importam: Mulheres atendidas pela Defensoria Pública.
– Mesa 2: Contextualização entre questões de gênero e violência, e o atendimento qualificado à mulher em situação de violência de gênero.
– Mesa 3: Reflexões sobre atendimento humanizado e com perspectiva de gênero na DPE-RR, e a rede de apoio e proteção à mulher.
MOBILIZAÇÃO: Na última sexta-feira (11), a equipe da Especializada da Mulher percorreu o prédio Cível e Criminal para mobilizar defensoras, defensores, servidoras e servidores a participarem da Mesa de Diálogos.
A defensora pública Christianne Leite, chefe da capital, reforçou a expectativa: “É fundamental orientar nossas equipes para atender com empatia, garantindo que nossos usuários e usuárias, principalmente as vítimas de violência doméstica, se sintam acolhidas com respeito”.
O projeto Mesa de Diálogos pretende incentivar a troca de experiências e boas práticas entre os diferentes setores da DPE-RR, estimulando um ambiente de colaboração para a construção de um sistema de justiça mais inclusivo e justo para as mulheres.
Fonte: ASCOM DPE