Projeto visa sensibilizar a população para doar parte do IR para os Fundos da Criança, Adolescente e Idosos em vulnerabilidade.
FOTO: ASCOM/DPE-RR
Legenda: Campanha foi lançada na manhã desta sexta-feira (15) no auditório cível da DPE-RR, em coletiva de imprensa.
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) e a Receita Federal lançaram a campanha “Renda Sorrisos” nesta sexta-feira (15), em Boa Vista-RR. A iniciativa visa sensibilizar a sociedade para a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) aos Fundos Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa.
Ao doar até 3% do Imposto de Renda (IR), a população contribuirá diretamente para o futuro de crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, sem nenhum custo adicional.
Com as doações, é possível ajudar a viabilidade de projetos educacionais, esportivos, culturais e assistenciais que melhorarão a qualidade de vida, e trazer novas perspectivas para essa parcela da população que mais sofre com os efeitos da exclusão social.
Além dos fundos estaduais, os fundos municipais para crianças e adolescentes aptos para receber as doações são os dos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caroebe, Mucajaí, Rorainópolis, São João da Baliza e Uiramutã. Já os fundos municipais da pessoa idosa aptos, são os de Alto Alegre, Boa Vista e Normandia.
O defensor público-geral em exercício, Natanael Ferreira, destaca que o projeto simplificará o processo de captação de recursos, facilitando a vida das entidades e que os recursos impactarão positivamente a vida de todas as pessoas.
“O projeto que estamos lançando hoje é uma tentativa de captar recursos para Roraima, um estado que enfrenta grandes desafios na área social. O acesso a esses recursos é muitas vezes complicado, especialmente para as entidades que estão distantes da capital. O Renda Sorrisos trará benefícios para todos os envolvidos. As pessoas que contribuírem com o projeto ajudarãoa transformar a vida de crianças, idosos e outras pessoas em situação de vulnerabilidade, e as entidades sociais que receberão os recursos poderão ampliar seus projetos e atender mais pessoas. O estado de Roraima, como um todo, se beneficiará com a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.
O delegado da Receita Federal, Roberto Paulo, destaca que as doações amenizam as dificuldades imediatas enfrentadas por essas populações, e investem na construção de um futuro com mais dignidade para as crianças, adolescentes e idosos. Ele explica que no ano passado, apenas 123 pessoas fizeram a doação, no entanto, o estado possui cerca de 32 mil contribuintes.
“Ao direcionar parte do seu imposto de renda para os fundos de apoio às crianças, adolescentes e idosos, cada contribuinte torna-se um agente ativo no combate às desigualdades, promovendo o bem-estar e proteção às camadas mais vulneráveis da nossa sociedade. Os principais beneficiados são as crianças, adolescentes e idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade social em todo o estado. Essa doação não só alivia as dificuldades imediatas enfrentadas por essas populações, mas também investe no seu desenvolvimento integral, capacitando-os a construir um caminho de maior autonomia e dignidade. Investir nos mais vulneráveis é investir no próprio futuro do Estado. Estou muito feliz pela campanha”, explicou.
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Jouber Costa, afirma que a iniciativa busca impulsionar a economia e auxiliar instituições que realmente necessitam de apoio.
“Esse projeto é uma atitude nobre, porque ele visa fomentar instituições de crianças, adolescentes, e o fundo de idosos também. A gente sabe que o nosso Estado tem o potencial para atingir mais de 30 milhões destinados a fomentar a economia e ajudar essas instituições que realmente precisam e, por falta de informação, por falta de conhecimento, não chega como ter que chegar. Continuaremos fortalecendo a campanha ao longo do mês para poder intensificar e a gente conseguir alcançar o nosso objetivo deste ano”, afirmou.
A representante dos Conselhos Municipais e Estaduais da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, Naiara Queiroz, afirma que o projeto permitirá ampliar e fortalecer as ações já em curso pelos órgãos de defesa da criança, do adolescente e do idoso.
“A importância da campanha Renda Sorrisos para os conselhos tanto municipal quanto estadual de defesa dos direitos da criança e adolescentes, quanto da pessoa idosa, é fomentar o nosso trabalho que já existe e fortalecer também a resolução dos problemas sociais que atuam nesse eixo do nosso município e, consequentemente, no Estado também. Estamos muito felizes com essa campanha”, afirmou.
O Superintendente do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Emerson Baú, parabenizou a DPE-RR pela iniciativa conjunta com a Receita Federal.
“Quero parabenizar a Defensoria Pública e a Receita Federal pela preocupação em olhar, em especial para as crianças e para os idosos. É uma campanha louvável e que culmina em uma ação tão importante como essa. A população não pagará nada adicional, pelo contrário, em vez dedestinar todo o seu recurso para a Receita Federal, já fica uma destinação específica para cuidar das nossas crianças e dos nossos idosos. Que tenhamos sucesso e que as metas sejam atingidas”, concluiu.
Integram a campanha a Defensoria Pública de Roraima, a Receita Federal de Roraima, Sebrae Roraima, Conselho Regional de Contabilidade de Roraima, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Roraima (Sescon-RR), o Conselho Municipal de Boa Vista eEstadual da Criança e Adolescente e o Conselho Municipal de Boa Vista e Estadual da Pessoa Idosa.
COMO DOAR – A população que tiver interesse em doar, basta seguir estes passos: Acesse o site da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br, clique em “Doações Diretamente na Declaração, escolha o Fundo Municipal ou Estadual que deseja beneficiar, informe o valor que deseja doar e confirme a sua doação até o dia 31 de maio.
ASCOM/DPE-RR