O IFRR vai capacitar servidores da DPE para criação e utilização de salas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/Moodle e a DPE vai ofertar palestras e cursos em educação em direitos à comunidade acadêmica
Legenda: A execução dos cursos será feita pelos campi do IFRR com todo o apoio da Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead).
Nesta segunda-feira (8), o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e a Defensoria Pública (DPE) assinaram o Termo de Cooperação Técnica para capacitação dos profissionais da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Roraima (Esdep), por meio de cursos na modalidade a distância destinados à operação do ambiente Moodle.
Assinaram a parceria a reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira Bezerra, e o defensor público-geral, Oleno Matos. O termo é resultado de uma demanda da DPE, com articulação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A execução dos cursos será feita pelos campi do IFRR com todo o apoio da Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead).
O termo de cooperação vai garantir que o IFRR capacite profissionais da Escola Superior da DPE e demais servidores vinculados ao seu sistema de atendimento em operação do ambiente AVA/Moodle. Por outro lado, a DPE vai ofertar à comunidade do IFRR, incluindo servidores, estudantes e pais/responsáveis dos alunos, cursos e palestras em educação em direitos.
Para a reitora do IFRR, Nilra Jane Figueira Bezerra, é uma grande honra compartilhar conhecimentos e projetos desenvolvidos, pois agrega muito à instituição. Com uma estrutura multicampi, a reitora destacou que o IFRR está presente em todos os municípios, seja por meio dos cinco campi, seja por meio dos polos de educação a distância.
Nilra Jane lembrou que, na proposta de criação da rede federal de ensino tecnológico, a interiorização foi um dos compromissos assumidos pelos Institutos Federais, de levar a educação a todos os cantos o país. “E aqui, em Roraima, nós estamos cumprindo bem essa missão. Às vezes, a gente não consegue chegar só, mas a gente pega na mão de um parceiro e consegue levar educação a todos os cantos. Ficamos muito honrados com essa nova parceria”, disse.
O defensor-geral, Oleno Matos, destacou a importância das parcerias para viabilizar projetos que beneficiem a população. “Aqui na Defensoria, a gente nunca quer andar só, sempre quer andar acompanhado. Nós temos trabalhado com muito afinco para que a Defensoria possa prestar, cada vez mais, o melhor serviço para a população. E são parcerias como essa que reforçam que a nossa instituição só tende a crescer”, disse.
Matos citou que, atualmente, em torno de 28% da população do Estado não sabe o que é a Defensoria Pública e o que faz um defensor. Para ele, se isso ocorre, a população certamente acaba desconhecendo seus direitos. Então, a capacitação sobre o ambiente virtual Moodle será fundamental para que a Escola Superior da instituição leve a educação em direitos a todos os cantos de Roraima. “Vocês estão nos dando uma ‘Ferrari’ e podem ter certeza que faremos bom uso dela”, garantiu.
Quem também destacou a importância de utilizar a educação a distância para chegar a lugares que, de forma física, não se consegue tão fácil ou rápido, foi a defensora e diretora da Escola Superior da DPE, Lenir Rodrigues. Para ela, a parceria com o IFRR será fundamental para que a escola da Defensoria alcance mais pessoas por meio da educação em direitos.
Segundo Lenir, as leis mudam, mas as pessoas acabam desconhecendo as mudanças. “Muitas vezes, a mulher chega lá chorando, dizendo que ele (marido) não vai assinar o divórcio. Não precisa mais a outra parte querer, a lei mudou. Isso é educação em direitos. Então, nós precisamos educar a população. É para isso que essa parceria está sendo firmada. Somos gratos ao IFRR por ter concedido essa oportunidade, de nós termos esse curso, para aprendermos sobre essa ferramenta”, afirmou.
Também acompanharam a oficialização da parceria, a diretora-geral do Campus Amajari, Pierlangela Cunha, a pró-reitora de Extensão, Roseli Bernardo, e o coordenador-geral da Esdep, Vilmar da Silva.
INÍCIO – Inicialmente, três módulos de 30 horas/cada estão confirmados. As turmas serão de 30 pessoas. O primeiro inicia-se nesta terça-feira, 9 de maio, a cargo do Campus Amajari, que vai trabalhar ferramentas básicas de operacionalização do Moodle, plataforma projetada para fornecer a educadores, administradores e alunos um ambiente virtual de aprendizagem.
Em todas as etapas, a Dipead, por meio da Coordenação de Tecnologia da Educação a Distância, dará o apoio necessário à execução dos cursos. O segundo módulo ocorre a partir do dia 4 de junho e vai ensinar aos participantes como elaborar/criar salas virtuais. O terceiro módulo será ministrado pelo Campus Novo Paraíso, em agosto, em data a ser definida, sobre como ser gerente de ambientação do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Texto: Rebeca Lopes / Reitoria
Foto: Ramon Queiroz