Os deputados estaduais derrubaram durante sessão desta terça-feira (12), por 16 votos, o veto governamental ao projeto de lei que prevê a criação do Programa de Qualidade de Vida dos Militares (PVMil), de autoria do deputado Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima. A medida define um conjunto de ações que visam aprimorar as condições de trabalho, saúde e bem-estar dos integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado.
O programa deverá ser implementado por meio de medidas que garantam a segurança no trabalho, a prevenção ao suicídio e o combate ao preconceito e discriminações. Além disso, o objetivo é adotar melhorias salariais, regulamentação da jornada de trabalho e a promoção de uma cultura de direitos humanos nas corporações militares. “Esse programa representa um marco para a valorização dos profissionais que dedicam suas vidas à segurança da nossa população”, apontou Sampaio.
Entre as ações concretas, estão a prevenção de acidentes e a erradicação de práticas como maus-tratos e assédio moral e sexual nas corporações. O PVMil também visa garantir acessibilidade, respeito à diversidade de gênero e a proteção ao direito dos militares à convivência familiar. “A expectativa é de que o programa resulte em ganhos significativos, como o aumento da expectativa de vida e produtividade dos militares, melhorias na qualificação profissional e redução da rotatividade”, ressaltou o deputado.
Para a implementação das diretrizes do programa, serão criadas estruturas especializadas como a Comissão de Gestão Integrada de Atenção à Saúde dos Militares (CGIAS), o Núcleo Integrado de Atenção Biopsicossocial (NIAB) e a Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA), que terão a responsabilidade de supervisionar e aplicar as ações do programa.
O autor do projeto relembra que a elaboração do PVMilcontou com a participação de instituições militares e da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Roraima (APBM/RR), que apoiaram a criação de um programa que respondesse às necessidades reais dos profissionais da segurança.
“A aprovação do PVMil representa um avanço nas políticas públicas de proteção e valorização dos militares de Roraima, atendendo diretamente às demandas por melhores condições de trabalho e qualidade de vida”, conclui Sampaio.