Search
Close this search box.

Menu

Defensoria Pública registra aumento de 26,52% no número de audiências em 2023

Crescimento é reflexo da ampliação de 30% no número de atendimentos

Foto: ASCOM/DPE-RR

Legenda 1: O maior número foi de audiências de instrução, que ocorre quando as partes envolvidas não entraram em um acordo conciliatório.

Legenda 2: Subdefensor público-geral, Natanael Ferreira destaca que a adoção de tecnologias foi um dos pontos que contribuiu para o crescimento

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) apresenta o balanço de audiências realizadas durante 2023 e compartilha os resultados positivos alcançados, com um aumento expressivo de 26,52% nas atividades de audiência em comparação com o ano anterior.

Este notável crescimento é um reflexo direto da ampliação de 30% no número de atendimentos em todas as unidades defensoriais ao longo de 2023, além de esforços somados que intensificaram o alcance dos serviços, garantindo que um maior número de pessoas tenha acesso à assistência jurídica gratuita.

O subdefensor público-geral, Natanael Ferreira destaca que um dos pontos que contribuíram para o crescimento, foi a adoção de tecnologias que possibilitaram a realização de audiências virtuais, facilitando o acesso dos assistidos aos serviços da Defensoria.

“Podemos contar também com os novos defensores que se somaram ao nosso quadro, fatores que contribuíram para esse significativo aumento nas audiências. Dados que destacam ainda o papel vital desempenhado pela Defensoria Pública na promoção da igualdade, proteção dos direitos fundamentais e garantia do acesso efetivo à justiça”, salientou.

DADOS –  A maior quantidade de audiências registradas, foi a de instrução com 6.843. Estas ocorrem quando as partes envolvidas não entraram em um acordo conciliatório. Os dados seguem com as audiências de Conciliação e Julgamento, com 4.226 durante o ano.

O subdefensor analisa que o aumento no número de audiências de conciliação representa uma importante realização para a instituição, pois os envolvidos têm a oportunidade de uma solução amigável dos conflitos entrando em um acordo judicial.

A lista inclui ainda audiências de custódia (1.958), de conciliação (1.914), de justificativa (1.125) e audiência de interrogatório (634).

O Balanço Geral de 2023 da DPE-RR também mostrou crescimento em 2023, totalizando  172.525 atendimentos, 40% a mais em relação a 2022, quando foram contabilizados 123.164. Um compromisso contínuo com a justiça social, transparência e impacto positivo na vida da sociedade roraimense.

ASCOM/DPE-RR