Search
Close this search box.

Menu

Casamento coletivo da DPE-RR une 19 casais na Cadeia Pública de Boa Vista

Nesta quinta-feira (24), a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), promove mais uma edição do projeto “Enfim, Casados!”, desta vez, com o tema “Direito de Amar”, voltado para casais em que ao menos um esteja no sistema prisional. A cerimônia vai ocorrer na Cadeia Pública Masculina de Boa Vista.

O evento vai oficializar a união de 19 casais e conta com a parceria da Vara Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), o Cartório do 1º Ofício – Loureiro, e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUC).

A defensora pública Elceni Diogo, coordenadora do projeto, explicou como foram os preparativos. “Fizemos uma reunião técnica para organizar tudo da melhor forma, definir o local dos participantes, dentre outros detalhes”, informou. Além disso, a Defensoria oferecerá cobertura fotográfica para registrar o momento especial dos casais.

Entre as noivas que se preparam para o grande dia está Helena. Ela vê o casamento como uma oportunidade de fortalecer a relação e expressa gratidão pelo esforço da Defensoria em realizar a cerimônia.

“Não imaginava que fosse ficar tão ansiosa! Ansiosa e feliz ao mesmo tempo”, disse.

Apesar de não poder contar com a presença de familiares no dia do casamento, Helena sente-se apoiada. Para ela, o maior desafio do relacionamento é a distância e o casamento trará uma nova perspectiva. “O casamento vai servir para oficializar nossa situação e para que eu possa vê-lo sempre que possível,” destaca.

Próximos passos do projeto

A edição “Direito de Amar” também ocorrerá no próximo dia 22 de novembro de 2024, na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC). Na cerimônia, 35 casais terão a oportunidade de oficializar suas uniões. O casamento na unidade será dividido em dois horários, um pela manhã, às 9h e outro no período da tarde, às 15h.

O projeto “Enfim, Casados!” é promovido pela DPE-RR desde maio de 2023 e já uniu quase 1000 casais em parceria com a Justiça Itinerante, cartórios, prefeituras e outros.

Fonte: ASCOM DPE/