Search
Close this search box.

Menu

Atendimento virtual da DPE-RR retorna com novo número 

Serviço remoto visa ampliar o acesso à assistência jurídica gratuita para a população

FOTO: ASCOM/DPE-RR

Legenda: No mesmo número, a população pode agendar atendimentos iniciais e tirar dúvidas. 

Após o período de manutenção para aprimoramento do serviço, o atendimento virtual da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) retorna nesta quarta-feira (17) em novo número exclusivo para o atendimento via WhatsApp: 95 2121-0264.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, exceto em feriados e pontos facultativos. No mesmo número, a população pode agendar atendimentos iniciais e tirar dúvidas. 

O atendimento virtual da DPE-RR foi implantado durante a pandemia para atender a demanda retida, proporcionando assistência jurídica gratuita e integral para quem não podia sair de casa. No entanto, mesmo com a retomada dos atendimentos presenciais, o método remoto foi incorporado à rotina da instituição.

Com o novo sistema, de forma gradual, o serviço será ampliado para quem deseja agendar atendimento via WhatsApp nas unidades do interior do Estado, afirma o subdefensor público-geral, Nathanael Ferreira. Por enquanto, o serviço está disponível somente para a capital. 

“A grande novidade dessa atualização é que vamos poder ampliar o acesso e ampliar nossos canais de comunicação via WhatsApp para o interior. Acreditamos que esse novo modelo é um caminho grande em razão da série de facilidades que esse sistema traz e vamos poder aprimorar ainda mais o serviço da Defensoria Pública”, disse. 

A chefe da seção de atendimento ao assistido, Cinthia Ferreira, destaca que a média de atendimentos remotos da DPE-RR supera o número de atendimentos presenciais. 

“Nós temos em média 120 atendimentos presenciais por dia e 180 agendamentos virtuais. Esse atendimento remoto vem para facilitar o acesso dos assistidos aos serviços da Defensoria, diminuindo o tempo de espera para realizar um agendamento, além dos gastos com deslocamento para ir até a sede. Então, é muito importante a modernização no atendimento aos assistidos”, explicou. 

O defensor público-geral, Oleno Matos, reforça que o investimento em melhorias no atendimento remoto é um dos focos da instituição. 

“Essa é uma ferramenta importante para garantir o acesso à justiça e à cidadania para as pessoas que mais precisam e, muitas das vezes, não conseguem chegar até a uma de nossas unidades. Tem sido um sucesso e estamos aprimorando esse serviço para torná-lo mais ágil, eficiente e abrangente. Seguiremos nessa busca por atualizações, para nos ajustarmos as novas demandas e necessidades da população”, ressaltou.

Pode receber atendimento da Defensoria Pública qualquer pessoa física, brasileira ou estrangeira (regular no país), que não tenha condições de pagar por um advogado e que tenha renda familiar máxima de até três salários mínimos, teto fixado por meio de deliberação do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Roraima.


ASCOM/DPE-RR